Jam #1 – 11.08.19

A Jam da Fábrica de Música é um evento pensado parar por em prática os conhecimentos trabalhados no projeto e integrá-lo junto à movimentação cultural da região metropolitana de Campinas. A primeira edição aconteceu no domingo dia 11 de agosto e foi pensada para iniciar os testes do que o evento pode vir a ser. Por cair no dia dos pais, o ambiente foi planejado para acolher tanto a crianças quanto a idosos sem perder o apelo e esse passou a ser um dos parâmetros da Jam, uma vez que já é um elemento discutido na Tainã.

A criação do evento, depois de feitas as devidas conversas, começou com a construção do palco na praça Toninha – que abriga a casa – por integrantes do projeto, desafiou nossas noções de planejamento e movimentou a comunicação com artistas já interessados na Fábrica. Por volta das 15h a discotecagem estava armada, comandada pelo nosso residente DJ Maka, enquanto as pessoas iam chegando. Mais para o fim da tarde, a jam começou com um encontro puxado por TC Silva entre diversos músicos que frequentam a casa, como Layla, Arturo Cussen, Cleberson Abade, Juliano Hernandez e Maestro LT. Foi seguida por uma apresentação de Fuluke e a Máfia Afrikana, grupo de rap da cidade que chegou com a família para prestigiar. Na sequência rolou uma sessão de poesias com Lunati Criola e Ike Banto logo depois. Para fechar, o microfone foi aberto para alguns MCs da região.

Construção do palco

Contamos com a presença de diversas crianças e também de parceiros que frequentam e nutrem os espaços culturais da cidade, fortalecendo o nosso aquilombamento. Ficamos gratos por quem apareceu, quem se fez presente mesmo à distância e pela repercussão também, já que essa Jam foi a primeira de muitas.